Cada vez mais percebemos a evolução a ciência. Percebemos esse desenvolvimento em pequenas coisas em nossas vidas, porém esse foi um processo que se deu em um grande espaço de tempo.
Com o surgimento da Renascença, verificamos a mudança de atitude do homem em relação à ciência, que começa a deixar o ascetismo, características da Idade Média, passando a reconhecer a importância do homem e a sua relação com o mundo natural. Dentro deste contexto, surgem as grandes navegações e a criação da imprensa, que serviu para divulgar as novas descobertas e difundir o pensamento renascentista, desafiando os domínios da Igreja e possibilitando assim a ruptura entre a ciência e a religião.
O século XIX se caracterizou por grande desenvolvimento de todos os ramos da ciência e o surgimento das sociedades científicas especializadas. A ciência também passou a ter um aspecto mais público, conforme as conferências e livros científicos foram se tornando mais populares, mostrando às pessoas a importância da ciência na vida diária.
A partir do século XX, as descobertas científicas se aceleraram e um número maior de cientistas passou a trabalhar pelo desenvolvimento da tecnologia, facilitando novas descobertas para a ciência. É importante salientar que este é um processo contínuo e que novos métodos científicos estão sendo aprimorados, numa constante busca de novas teorias do conhecimento.
Não podemos enfocar apenas uma grande descoberta que marcou o período, pois muitas delas foram feitas. Mesmo estando ao início do século XXI, muitas ideias relacionadas ao conhecimento científico ainda estão por vir.
Fonte: www.scribd.com/doc/.../HISTORIA-DA-CIENCIA-NA-IDADE-MEDIA
Fonte: www.scribd.com/doc/.../HISTORIA-DA-CIENCIA-NA-IDADE-MEDIA
QUER SABER MAIS?
A BBC Londres elaborou uma série de documentários chamado "A História da Ciência" (The Story of Science) apresentado por Michael Mosley.
Baixe aqui.
.
gente esse foi um dos melhores textos ...
ResponderExcluir